As 5 Grandes Dificuldades de um Designer Empreendedor
O Mundo dos desafios que não nos ensinam/mostram.
Então e agora? Já tens a tua oferta bem definida, conheces o teu público-alvo, preparaste o teu portfólio como um pro e estás a bombar a tua marca pessoal? No entanto, ainda assim não estás a conseguir gerar o lucro que sonhaste?
“Start a business, they said. It will be fun, they said”.
Na verdade, e não querendo soar demasiado otimista, é bem divertido. Especialmente quando conheceres bem as dificuldades envolvidas e tiveres uma estratégia sólida para as ultrapassares como um verdadeiro profissional.
Seguem-se aqui alguns dos obstáculos mais frequentes do mundo empreendedor de um designer:
Definição de preços.
Este é um dos pontos mais difíceis para quem se começa a lançar a solo como designer.
- Quanto vale o meu trabalho?
- Como posso calcular o meu valor por hora?
- Como devo formular a minha proposta comercial?
Na verdade, são tantas questões e a resposta mais simples que te podemos dar é que com o tempo irás encontrar a TUA fórmula perfeita. Não existe uma regra universal que se aplica a todos os profissionais porque a proposta de valor de cada um é única e todos os clientes são diferentes. Contudo, existem algumas boas práticas que te podem ajudar, tais como:
- Quanto melhor comunicares o teu valor, know-how e portfólio, mais as pessoas estarão dispostas a pagar por ti. Não tenhas medo de te posicionar no mercado. Neste mundo tão competitivo, por vezes ganha quem for mais rápido e não quem for o melhor. Não deixes que o teu talento fique perdido no tempo.
- No teu preço entra não só o teu conhecimento e o resultado final, mas todo o software e material que usas para poder entregar o melhor serviço ao teu cliente. Por exemplo, se pagas por subscrições mensais, divide devidamente esse custo em todos os clientes que o usas. Lembra-te, tu és pago/a para trabalhar e não o contrário.
- Não tenhas medo de te dares o valor que mereces. Quanto mais baixares o teu preço, mais desvalorizado será o teu trabalho pelo cliente. Irónico, não concordas? Mas a verdade é que quem mais cobra, melhor clientes tem.
Na nossa mentoria, podes contar com a nossa ajuda para te guiar neste passo mais complexo. Iremos partilhar contigo os nossos anos de experiência para que consigas saltar esta etapa e seguires em frente o mais rapidamente possível.
Negociação com o cliente.
Queres um segredo? Quanto mais segurança tiveres em ti e no teu trabalho, mais fácil será negociares com o cliente. Todos nós passamos pela fase da “síndrome do impostor”, mas o importante é ser rápido a sair desse beco. Temos muitas vezes medo de dizer “não”, mas se vires que essa pessoa não te irá trazer valor ou tu para ela, segue outro caminho. No final do dia, não é só o cliente que escolhe com quem quer trabalhar. Tu também tens essa opção, sabias? Sendo assim, usa-a. Se os vossos objetivos e modo de ver a vida coincidir, então o resultado será garantidamente melhor.
No nosso grupo de comunidade Design Process™, poderás partilhar as tuas inseguranças com outros colegas e ajudarem-se mutuamente a ultrapassá-las. Aqui, mais do que nunca, uma comunidade é uma grande ajuda.
Estabelecimento de limites.
Fechaste o cliente? Queres muito fazer aquele trabalho, mas começas a sentir que o projeto está a consumir muito mais tempo do que aquele que foi inicialmente acordado? Sê bem-vindo(a) ao nosso Mundo do designer empreendedor.
Aqui a comunicação é a tua melhor amiga e pode ajudar-te em tempos muito difíceis. No entanto, ela só irá funcionar se tu próprio(a) souberes os teus limites.
É muito frequente os projetos prolongarem-se mais do que aquilo que tínhamos orçamentado porque os desejos dos nossos clientes nunca são uma constante. Sendo assim, protege-te no teu orçamento.
Estás a ver aquele asterisco? Usa-o. Explica ao teu cliente, antes de avançarem para a produção, o que é que está incluído no teu orçamento. Assim, ele terá um maior cuidado em dar-te um briefing detalhado e sempre que surgir algum imprevisto, irá pensar duas vezes antes de solicitar algo.
Na nossa mentoria Design Process™ poderás expor todas as tuas dificuldades. Contigo, iremos traçar uma estratégia focada para o sucesso.
Gestão do tempo.
Ninguém nasce a saber gerir tudo. Quando trabalhas para ti tu és tudo e mais alguma coisa: um estratega, contabilista, marketer, relações-públicas, designer, advogado… Tantas coisas, na verdade. Por vezes, torna-se difícil conseguirmos gerir tudo e fazermos tudo bem. Além de ter um impacto negativo na nossa performance, também tem influência na nossa saúde mental. Aprender a delegar é fundamental. Não te foques demasiado em áreas que não são da tua especialidade. Com isso, irás gastar tempo de ouro.
Gestão do negócio.
Eis uma coisa para a qual não nos preparam no nosso ensino superior: gerir financeiramente o negócio. Se ser freelancer fosse um mar de rosas, teríamos um Mundo feito de jardim. Mas, por alguma razão, isso não acontece.
É muito importante que aprendas a gerir todo o fluxo de dinheiro que entra e sai da tua conta profissional. Acima de tudo, fica a saber que quando estás por tua conta, existem imensas responsabilidades que se tornam exclusivamente tuas perante o Estado: IRS, IVA e tudo aquilo que vem de anexo.
Na Design Process™ preparamos-te para enfrentares o teu talento como um verdadeiro negócio.
Se chegaste até aqui, então este é o momento certo para te juntares a nós.