Aprendizagem, Coaching, Design, Mentorias, Negócios

A pergunta que mais me fazem, consegues adivinhar?

Como é que consegues clientes?

Atenção, cada negócio é o único e não há uma solução que sirva a todas as realidades mas quase 3 anos depois, de andar a tentar perceber isto, confesso que há coisas que funcionaram muito bem. (para mim, alguém que não tinha experiência de negócios e odiava absolutamente esta coisa do networking ).

Mas vou-te contar o que funcionou comigo e fui aprendendo. Espero que te consiga ajudar e retires alguma informação útil para ti.

Encontra a tua plataforma e depois atira-te a ela

Um dos erros mais comuns que vejo é que há muitas redes e toda a gente quer estar em todas, mas acabas por não trabalhar nenhuma como deve ser e acabas por te perder. Sejamos realistas é difícil estar em todas ao mesmo tempo!

Já sabemos que cada rede faz sentido para um determinado nicho de mercado, mas gosto de pensar que não basta isso.

Além de te preocupares com onde está o teu público-alvo tens que preocupar com onde melhor te adaptas. Seres capaz de colocar todo o teu esforço num só lugar vai-te permitir partilhar melhor conteúdo e construir de certeza uma melhor presença social.

Como é que tu sabes qual é a tua melhor plataforma? Muito simples. É aquela onde tu mais gostas de trabalhar e onde acabas por ter mais retorno do conteúdo que partilhas. É aquela que melhor se identificar com o valor que partilhas.

Não te esqueças de interagir!

Não te esqueças que as redes sociais são esta ferramenta incrível de construir relações genuínas com outras pessoas e ideias semelhantes. As mais pequenas interações nas redes sociais podem-se transformar em ligações e novos clientes! Por isso não tenhas medo de comentar algo ou perguntar a alguém da tua área as perguntas que sempre quiseste ver respondidas. Quando enviares uma mensagem vais ficar surpreendida com a quantidade de pessoas desejosas de ter conversas reais nas redes sociais (e estás a criar uma boa rede de networking)

Dica: não te esqueças das regras básicas de seres gentil, educada e de certeza que vais ter conversas espetaculares.

Quantidade não é qualidade

Já estamos todos fartos de ouvir, mas nunca é demais relembrar: não interessa o número de seguidores que tens, interessa se o conteúdo que estás a produzir tem o devido valor porque no fim de contas o que interessa é a interação que consegues. O que não falta por aí são contas com muitos seguidores, mas nem um único comentário no seu post. As tuas redes sociais só estão a funcionar bem se estiveres a atrair o tipo certo de seguidores, os que valorizam o teu trabalho e não apenas as pessoas aleatórias como nos estão a seguir só por seguir (muitas porque leram que devem seguir as pessoas da área…)

Dica: encontra três pessoas na tua plataforma de eleição com quem gostarias de trabalhar ou aprender e deixa um comentário significativo em dois dos seus postes, envia-lhes uma mensagem para simplesmente dizeres o quanto gostas de os seguir e vê onde é que essa mensagem te leva.

Liga-te e procura orientação

Pode não parecer mas quando era mais nova era mesmo, mesmo, muito introvertida.

Era daquelas raparigas que estava perfeitamente feliz em resolver as coisas sozinhas e não achava que isso seria necessariamente uma coisa má.

Mas hoje ao gerir um negócio vejo que esta coisa do networking é brutal e que vai sempre haver alturas em que só precisas de caminhar, junto dos outros, ter alguém ao teu lado e que juntos se ultrapassam grandes dificuldades.

Como não sabia nada sobre como gerir um negócio, uma das primeiras coisas que fiz, foi juntar-me a grupos online para designers gráficos e freelancers. Apresentar-me e comentar outras publicações e fiquei espantada com a rapidez com que muitas pessoas reagiram e deram conselhos.

Há também alguns grupos que oferecem orientações que recomendo vivamente (sou suspeita! é o caso da minha comunidade para designers –  SUN&RISE) Dica: junta-te a uma para empreendedores e designers (se és designer, marketer, ou da área podes juntar-te à SUN&RISE aqui: ) e apresenta-te! Tenhas mais ou menos experiência, não interessa: ficamos sempre todos a ganhar!

Cria, cria e espera… novamente cria!

O trabalho que mostras no teu portefólio é o tipo de trabalhos que vais continuar a atrair e angariar, portanto se há um certo tipo de cliente da Indústria com o qual estás a sonhar trabalhar e queres que eles reparem em ti então cria um projeto pessoal em que eles se consigam identificar e chamar a atenção. Não acontece de um dia para o outro, mas acredita que funciona.

Dica: Escolhe um tipo de cliente ou indústria com que gostarias de trabalhar. Produz projetos pessoais sobre essa área. Sem prazos, sem orçamentos, sem restrições. Acredita naquilo que estás a produzir. Faz o teu projeto pessoal e partilha-o.

Agora que te falei das coisas positivas vou-te chamar a atenção daquilo que eu acho que não deves fazer e estas foram as coisas que eu aprendi, a muito custo.

Não baixes os preços só para atrair mais clientes por muito tentador que seja. Baixar os teus preços só para atrair clientes em relação à concorrência, vais atrair clientes que não valorizam o teu trabalho. Quem realmente quer trabalhar contigo e com o valor que tu produzes estão dispostos a pagar aquilo que tu mereces.

Não aceites trabalhos que sabes que não vais querer fazer. Clientes aleatórias que não fazem parte do teu mercado-alvo. Vão ser difíceis de gerir e não assumas projetos com que não te podes dedicar. Tens de ser paciente e saber dizer que não. Há maneiras de o fazer.

E pronto já todos sabemos que isto de encontrar clientes pode ser muito interessante mas o mais importante tem a ver com o encontrar o que parece ser natural e funciona melhor para ti.

Que estratégias tens feito para arranjar os teus clientes?