A melhor dica de produtividade? Aprende a falhar bem!

A melhor dica de produtividade? Aprende a falhar bem!  

A internet está repleta de dicas de produtividade.  E nós, quais cabeças distraídas, lá vamos tentamos adotar algumas. Eu já instalei 1001 apps, testei diferentes metodologias, e cheguei a algumas soluções que vou partilhar convosco.  

Escolhas a metodologia que escolheres, uma coisa aviso desde já que é imprescindível, a tua capacidade de adaptação. Acredita, que por muita eficiência que tenhas ou obtenhas com as metodologias, a vida acaba por surgir para mostrar que a perfeição não existe. 

Podes planear os teus dias ao milímetro, bloquear todas as redes sociais ou usar o relógio de cozinha para implementar a técnica pomodoro. Nada disto irá funcionar se tiveste uma noite mal dormida… Ou o teu computador resolveu ir de férias, não há eletricidade e não acedes ao servidor (acredita que no Alentejo voltei a perceber o valor de uma UPS).  

E está tudo bem! Existem dias em que as coisas não vão simplesmente acontecer como desejarias.  

É nestas alturas que precisas de ter uma excelente capacidade de adaptação. Uma capacidade de te desligares, ires dar um passeio e no dia seguinte compensares. Provavelmente, este passeio até te vai ajudar a desbloquear o problema ou encontrar a solução que precisas para um determinado cliente… 

Ter um bom jogo de cintura para irmos lidando com as imprevisibilidades da vida é essencial para termos uma vida profissional equilibrada. 

E, claro, ter também uma metodologia de trabalho é imprescindível para que nos dias bons, consigamos aproveitá-los ao máximo e desenvolvermos sempre o melhor trabalho possível.  

Partilho convosco, a metodologia que acabei por ir desenvolvendo ao longo dos anos, depois de muitos testes:  

– Eliminei várias apps e concentro todo o meu trabalho apenas no Microsoft Office. Em qualquer dispositivo, tenho acesso a tudo o que preciso da minha agência e também ao Microsoft Planner que me ajuda com a gestão interna e externa; 
– Leio e respondo a todos os emails dos meus clientes apenas durante o período da manhã; 
– Nunca dou um orçamento no mesmo dia. Primeiro porque esse dia já está planeado com as tarefas e preciso de tempo para analisar o cliente e criar uma proposta bem estruturada; 
– Se surgir alguma imprevisibilidade, procuro readaptar toda a agenda; 
– Defino objetivos de negócio para 3 meses. Isso permite-me correr atrás de todas as tarefas que preciso de realizar para atingir os meus objetivos. Planear 1 ano já é algo muito mais longínquo. Escrevo também um email para mim própria com os objetivos que defini, através do site futureme.org. Este email é entregue 3 meses depois na minha caixa de correio e serve-me para verificar se os consegui atingir. Experimentem que vale a pena e é muito divertido! 

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Procura a simplicidade. Não compliques demais ou percas tempo com apps de produtividade. Menos, neste caso, será sempre mais.  

E lembra-te da dica mais importante: aceita sempre que vais falhar redondamente alguns dias. E está tudo bem! Não és um robot, mas um ser humano repleto de emoções, imperfeições e muitos desafios diários para enfrentares.  

Sê sempre simpático(a) para ti!