A importância da Mudança
Há uma frase que ultimamente me acompanha e que volta e meia volto lá de Rudolf Dreikurs que diz assim:
“É possível mudar as nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos”
Ao mudar o meu site aprendi algo valioso sobre mim, sobre o meu negócio, e sobre a importância da mudança.
Então, aqui vai:
Sabes que está na altura
Repara, não se tratou apenas de querer mudar as cores ou as formas. Foi uma mudança no negócio, na estrutura! Foi um passo grande para mim porque o site que tínhamos já não correspondia às ofertas. Foi porque ultrapassámos a nossa casa.
Não vale a pena perderes o teu tempo e dinheiro para mudares, só porque sim. As mudanças têm de ser estratégicas e baseadas na direção que estás a querer tomar, e não apenas alterares para umas cores da tendência ou um novo logotipo.
Mas, há sempre um mas…. não basta só mudares, tens também de atualizar o teu site regularmente e mostrares o que ofereces, quem serves ou como forneces esse serviço. Lembra-te que todos os caminhos te levam de volta ao teu site sendo que este é mutável. Portanto, não há nada pior do que manteres um site que não combina com esse rumo ou mudares a tua estratégia e a tua marca não reflectires no teu site isso mesmo!
Foi o que aconteceu com a Supermoon. Quando comecei fazia sentido contar que tínhamos saído de Lisboa e nos mudámos para o Alentejo e que era um projeto que estava a nascer.
Passados estes 3 anos, precisávamos de mudar isso e que fosse percetível a quem nos visitasse que já tínhamos passado essa fase e que a nossa casa, agora era outra. (se não estás a perceber porque falo constantemente em casa, vai aqui)
Foi e será sempre um grande compromisso: leva tempo, dinheiro e atenção. Mas o teu site pode estar a custar-te dinheiro se a mensagem não for clara. Se estás a perder clientes porque as pessoas não sabem o que fazes, ou não podes cobrar mais porque os teus serviços são confusos. É nesta altura que percebes que está na hora.
Não faças nada
Nada mesmo. Rien. Nickles. Zero. Sem antes definires quem és tu. Quem é a tua Marca. O que é o teu negócio. Parece só conversa mas não é. Esta será a parte mais difícil do teu trabalho.
O primeiro passo é tratares de todos os textos e mensagens, que vais definindo à medida que vais percebendo quem és e o que entregas. Ao fazeres isto o teu processo de mudança de site ficou mil vezes mais simples!
Um dos principais benefícios de fechares a tua “mensagem “em primeiro lugar é a clareza que te vai trazer ao projeto.
Não vale nada teres um site muito bonito se depois tudo o que lá tens não fala diretamente às preocupações do teu cliente. E isso acredita, que te vai sair caro.
Então, para quem é que estás a escrever e a desenhar? Quem é o público que queres atrair? Como os vais encontrar? O que lhes importa?
As respostas a estas perguntas são tão importantes como encontrares a tua própria identidade e as tuas próprias ofertas.
Caro. Dinheiro. Duplo sim ao muito PlimPlim.
O teu site é o único lugar onde tens controlo total daquilo que apresentas e como apresentas. Não tens de preocupar se o algoritmo mudou ou se momentaneamente a rede social x foi abaixo ou não. O teu site se pensares bem é o único sítio onde consegues explicar melhor o que fazes e quais os teus serviços (é que nem mesmo quando tens conversas reais!) por isso há que causar boa impressão e como qualquer desafio que se preze, tens de fazer isso tudo, depressa e bem.
Por isso não inventes e não queiras ser tu a fazer tudo e mais alguma coisa. Foca-te naquilo que tu gostas de fazer e deixa o resto para quem sabe. É mais importante que tu consigas investir em definir quem é o teu público alvo, do que perderes tempo a decidir se a plataforma shopify é melhor de do que o wordpress!
Se assim for estás só a perder tempo e por isso dinheiro. Lembras-te do artigo em que eu falei sobre isso? Lê aqui.
Vais duvidar de ti e de tudo e todos
Costuma-se dizer que “ A maneira como passas os teus dias é como passas a tua vida” e acredita passo muitos dos meus dias a trabalhar neste negócio.
Poderia dizer que colocar formulários ou preços são decisões que só de ti dependem mas não, cabem principalmente à estratégia que definiste. Ao colocares preços, consegues logo fazer uma triagem e o mesmo é com os formulários. Já deves ter ouvido falar do funil de vendas e por isso mesmo no teu site interessa-te começar logo a perceber quem está lá a passear ou quem te procura para trabalhar.
Parece simples, eu sei, mas não é. É no meio de todas estas decisões que começam a entrar as mil e uma dúvidas. Acabas por pensar mas porque estou mesmo eu a fazer isto? Serve para?
Ter um site que esteja alinhado com o que fazes e defendes significa que estás a ir pelo bom caminho e que por isso vais poder continuar a trabalhar com pessoas que tornam a tua vida melhor. (e não podes pôr um valor nisso, certo?)
E tu? Já tens um site alinhado?